RSS

Pages

Funções Inorgânicas - Bases

O que é uma base ?

Segundo Arrhenius, uma base é toda substância, que dissolvida em água, dissocia-se , liberando como único ânion a hidroxila ( OH-).

Como podemos classificar uma base ? 

Uma base pode ser classificada quanto ao numero de hidroxilas :

Monobase - Base que possui apenas uma hidroxila , exemplo : NaOH

Dibase - Base que possui duas hidroxilas , exemplo : Mg(OH)2

Tribase - Base que possui três hidroxilas , exemplo : Al(OH)3

Tetrabase - Base que possui quatro hidroxilas , exemplo : Pb(OH)4

Uma base pode ser classificada quanto á solubilidade em água : 

As bases podem ser classificadas quanto á solubilidade, como solúveis , pouco solúveis e insolúveis . A regra de solubilidade das bases segue esse diagrama :




Uma base pode ser classificada quanto ao grau de dissociação :

Essa propriedade das bases, se relaciona diretamente com a sua solubilidade em água, pois quanto maior for sua solubilidade em água, maior será seu grau de dissociação. Podendo assim fazer uma relação entre o grau de dissociação com a força das bases, como mostra o diagrama : 





Como nomear uma base : 

Para nomear uma base se segue uma regra simples : Hidróxido + (nome do metal), caso o metal em questão possuir mais de um NOX , ele deverá ser indicado através de números romanos, ou da terminação oso para o menor nox , ou ico para o maior nox. 

Exemplos : Fe(OH)2 - hidróxido de ferro II ou hidróxido ferroso (nox do ferro = +2)


Algumas bases utilizadas no dia á dia :



A soda caustica é uma base muito utilizada no dia á dia , usada para desentupir pias e ralos, fora o seu papel nas industrias , onde ela é usada para produção de sabão em pó e detergentes.

Hidróxido de sódio - NaOH








O leite de magnésia, por ser uma base, é utilizada para neutralizar a ação ácida no estômago, por sua propriedade de absorver umidade, também pode ser utilizada para combater a prisão de ventre, pois lubrifica as paredes do intestino. Pode ser usado na pele para diminuir a oleosidade e na boca como anti-séptico.

Hidróxido de magnésio - Mg(OH)2




0 comentários:

Postar um comentário